As melhores ofertas escolhidas especialmente para você!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A FÉ RELIGIOSA. CONDIÇÃO DA FÉ INABALÁVEL

6. No seu aspecto religioso, a fé é a crença nos dogmas particulares
que constituem as diferentes religiões, e todas as religiões
têm seus artigos de fé. Sob esse aspecto, a fé pode ser raciocinada
ou cega. A fé cega nada examina, aceita sem verificar tanto o
falso como o verdadeiro e choca-se, a cada passo, com a evidência
e a razão. Em excesso, leva ao fanatismo. Quando a fé está
apoiada no erro, cedo ou tarde desmorona. Aquela que tem por
base a verdade é a única que tem o futuro assegurado, pois nada
tem a temer com o progresso dos conhecimentos: o que é verdadeiro
na sombra também o é à luz do dia. Cada religião pretende ter
a posse exclusiva da verdade, e impor a alguém a fé cega, sobre
uma questão de crença, é confessar sua impotência para demonstrar
que se está com a razão.

7. Diz-se vulgarmente que a fé não se receita, não se impõe; daí
muitas pessoas dizerem que não são culpadas por não terem fé. Sem
dúvida, a fé não se receita, e o que é ainda mais certo: a fé não se
impõe. Não, ela é adquirida, e ninguém está impedido de possuí-la,
nem mesmo entre os que mais lhe resistem. Falamos de verdades
espirituais básicas e não desta ou daquela crença em particular. Não
cabe à fé procurar essas pessoas; elas, sim, é que devem procurá-la
e, se o fizerem com sinceridade, a encontrarão. Tende certeza de
que aqueles que dizem: Não queríamos nada melhor do que crer, mas
não o podemos, dizem com os lábios e não com o coração, pois, ao
dizer isso, fecham os ouvidos. As provas, entretanto, são muitas ao
redor deles; por que se recusam a vê-las? Em alguns é indiferença,
noutros é o medo de ser forçado a mudar seus hábitos; na maioria,
há o orgulho negando-se a reconhecer uma força que lhes é superior,
porque teriam de inclinar-se perante ela. Em certas pessoas, a fé
parece ter nascido com elas, é inata, basta uma faísca para
desenvolvê-la, sendo essa facilidade em assimilar as verdades
espirituais um sinal evidente de progresso anterior; porém, em outras,
ao contrário, são assimiladas com dificuldade, o que é um sinal
evidente de naturezas em atraso. As primeiras já acreditaram e
compreenderam; trazem, ao renascer, a intuição do que sabiam: sua
educação está feita; as segundas têm de aprender tudo: sua educação
está por fazer, mas ela será feita e, se não concluir nesta existência,
será concluída numa outra.
A resistência do que não crê, convenhamos, se deve freqüentemente
menos a ele do que à maneira pela qual se lhe apresentam
as coisas. A fé necessita de uma base, e essa base é a compreensão
perfeita daquilo em que se deve acreditar. Para acreditar não basta
ver; é preciso, sobretudo, compreender. A fé cega não pertence mais a
este tempo. É precisamente o dogma da fé cega que produz hoje o
maior número de incrédulos, porque ela quer impor-se exigindo, ao
homem, a renúncia ao raciocínio e ao livre-arbítrio•: preciosos dons
do Espírito. É contra essa fé, principalmente, que se levanta o incrédulo,
e é a ela que nos referimos quando dizemos que não se impõe. Não
admitindo provas, ela deixa no Espírito um vazio, em que nasce a
dúvida. A fé raciocinada, aquela que se apóia nos fatos e na lógica, é
clara, não deixa atrás de si nenhuma dúvida. Acredita-se porque se
tem a certeza, e só se tem a certeza quando se compreendeu. Eis
porque não se dobra, pois somente é inabalável a fé que pode encarar
a razão face a face, em todas as épocas da Humanidade.
É a esse resultado que o Espiritismo conduz, triunfando, assim,
sobre a incredulidade, todas as vezes que não encontra oposição
sistemática e interesseira. (capitulo XIX, 6-7) Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec

Minha nota: (Continuando o assunto...)
Acho muito interessante esta parte do E.S.E. E fico pensando como existem religiões capazes de fazer uma ignomínia destas com os seus fiéis. Em busca de cada vez mais adeptos eles impõem uma verdade "que não é a verdade", onde o fiel só tem uma opção: aceitar sem questionar. Muitos destes acabam fanatícos. Qual não é a decepção quando descobrem o quanto foram enganados. Boa parte das religiões não tem interesse de fazer o homem pensar, pois se ele fizer isto ele pode mudar para outra religião e financeiramente falando isto é muito ruim. Não estou citando nenhuma religião, respeito todas, acredito apenas que cada um deve analisar a sua e tirar suas próprias conclusões. Acredito que devemos estar sempre dispostos a aprender. Ficar estacionado em velhos dogmas não é uma boa idéia, isso não faz evoluir.
Há aquelas pessoas que também dizem não possuir fé, a fé não pode ser imposta, adquirimos com o tempo. Algumas pessoas já nascem com ela. Todos nós somos diferentes e precisamos sempre estar vigilantes em relação a religião. A religião é feita por homens e nem todos são honestos. Deus nos criou inteligentes e porque não a nossa fé ser raciocinada. Observemos os absurdos pregados, até mesmo pregados contra a Lei de Deus. É esta a minha mensagem, analisem e sejam felizes. Beijos de Luz.




FÉ (Roberto Carlos)

Na linha do horizonte

Do alto da montanha
Por onde quer que eu ande
Esse amor me acompanha
A luz que vem do alto
Aponta o meu caminho
É forte no meu peito
Eu não ando sozinho



Te vejo pelos campos
Te sinto até nos ares
Te encontro nas montanhas
E te ouço nos mares



Você é meu escudo
Você pra mim é tudo
Minha fé me leva até você



Pra quem te traz no peito
O mundo é mais florido
A vida aqui na Terra
Tem um outro sentido



Eu ando e não me canso
Esqueço a minha cruz
Firme nesse rumo
Que a você me conduz



Em todos os momentos
Que eu olho pro espaço
Sou forte e minha fé
Me faz um homem de aço



Você é meu escudo
Você pra mim é tudo
Minha fé me leva até você



Em todos os momentos
Que eu olho pro espaço
Sou forte e minha fé
Me faz um homem de aço



Você é meu escudo
Você pra mim é tudo
Minha fé me leva até você



Você é meu escudo
Você pra mim é tudo
Minha fé me leva até você



Você é meu escudo
Você pra mim é tudo
Minha fé me leva até você
Até você ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário (Será postado somente após moderação):

Pesquisar este blog